Que serviços prestamos

 

Marcação de consultas (médicas e enfermagem);
Pedido de receituário de prescrição crónica;
Consultas Médicas e de Enfermagem de caráter preventivo e curativo, nas seguintes áreas:
  • Saúde Infantil, Juvenil e do Adolescente;
  • Cuidados à Puérpera e Recém-Nascido ( Visita Domiciliária )
  • Planeamento Familiar;
  • Saúde Materna;
  • Saúde de Adulto e Idoso;
  • Acompanhamento clínico nas situações de doença crónica e patologia múltipla (Hipertensão, Diabetes,...);
  • Situações de doença aguda.
  • Cuidados ao doente com dependência no domicílio; 
            - Critérios da visita domiciliária de Enfermagem e Médica:
                   1 - Utentes acamados ou com elevado grau de dependência;
                   2 - Utentes que se encontram em repouso absoluto no domicílio                  
                        devido a situação aguda, que incapacite o utente de   
                        deambular. Por exemplo, situações de pós-operatório e
                        outras;
                   3- Utentes têm que estar dentro da área de influência de
                       actuação da USF ( concelho de Fafe), para usufruir destes
                       cuidados.

 

 

A USF Novo Cuidar é uma unidade formadora na área da saúde, quer no pré-graduado (ensino superior), quer no pós-graduado (licenciatura, especializações), pelo que as diversas atividades poderão contar com presença de alunos ou profissionais em fase de formação especializada. Por essa razão pedimos a sua compreensão e colaboração. Caso não concorde com a presença de outros profissionais na sua consulta, a sua vontade será respeitada, pelo que deve expressá-la junto do profissional que a assiste.

 

 

Sistema de Marcação de Consultas

A marcação de consultas pode ser realizada por iniciativa do utente/familiar, do médico, do enfermeiro ou do secretário clínico, por contacto presencial, telefónico ou por e-mail, durante todo o horário de funcionamento da USF. Os utentes dispõem de três tipos diferentes de consulta: programada, aberta e domiciliária.
A USF assume o compromisso de marcação de consulta programada em 5 dias úteis e de atendimento de doença aguda no próprio dia. A visitação domiciliária é realizada a todos os utentes com incapacidade física ou psíquica, temporária ou permanente que os impossibilite de comparecer na USF.
 
A USF Novo Cuidar compromete-se a desenvolver um sistema eficaz de desmarcação de consultas e compromete-se a afixar frequentemente as ausências dos profissionais, por férias, doença ou formação.
No caso de faltas não programadas do médico, do enfermeiro ou do secretário clínico, todos os profissionais da USF garantem assegurar os serviços mínimos.
Todas as consultas serão realizadas com hora marcada.

 

O tempo de espera pela consulta marcada não deverá ultrapassar os 20 minutos. Em situações excepcionais, de maior atraso, o utente será devidamente informado do tempo previsível de espera.

 

 

Sistema de Renovação de Prescrição

O sistema de renovação de prescrições é exclusivo do processo de prestação de cuidados aos cidadãos com doença crónica e tem como objetivo assegurar a continuidade do tratamento.
Nas consultas relativas a este processo, o médico de família deve assegurar-se que disponibiliza as prescrições necessárias e adequadas até à consulta seguinte, desdobrando o receituário de acordo com a garantia dada pelo cidadão no que respeita à aquisição dos medicamentos.
Quando não for possível assegurar a renovação até à consulta seguinte, o paciente pode solicitar a renovação da sua prescrição crónica através da apresentação da respetiva guia, identificando o medicamento em causa e o número de embalagens pretendido.
O pedido referido no número anterior pode ser feito presencialmente ao secretariado clínico, ou através de terceira pessoa.
A USF Novo Cuidar garante a renovação da prescrição até ao terceiro dia útil após o pedido.

 

 

Compromisso de Comunicação

A USF Novo Cuidar garante fornecer a todos os utentes que se inscrevem na USF o Guia do Utente com todas as informações sobre a organização e funcionamento da USF. Nos placares da sala de espera e no vídeo da USF, o utente também poderá encontrar informação referente à organização da USF, bem como algumas recomendações sobre a promoção e vigilância da sua saúde.

A partilha de informação entre os profissionais da USF é efetuada através de e-mail, contacto telefónico e nas reuniões semanais de serviço.
Todos os utentes podem consultar o Plano de Ação e Relatórios de Atividades, bastando para isso solicitar na secretaria.

 

Serviços Mínimos em caso de ausência não programada dos médicos

São prioridades do atendimento as doenças agudas, as agudizações de doenças crónicas, os doentes com incapacidade temporária para o trabalho, prescrição de medicação crónica, as primeiras consultas de saúde infantil até aos dois anos e as grávidas em todo o período de gestação, incluindo consulta de revisão do puerpério. 

 

 

Consulta Aberta

A consulta aberta destina-se aos utentes que procurem os serviços no próprio dia sem agendamento antecipado.
Nesta consulta os utentes são atendidos por qualquer médico da unidade, conforme previsto no sistema de intersubstituição, excepto pelo seu médico de família.

 

 

O que não fazemos?

 

  • Atendimento de situações de emergência e acidentes. Nestes casos deverá dirigir-se de imediato ao Hospital da área.
  • Preenchimento de formulários de instituições privadas.
  • Transcrição de exames médicos de Medicina no Trabalho, Seguradoras, consultas hospitalares ou privadas.
  • Atestados para desportos federados e clubes desportivos.